HORA CERTA:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Embrapa de Cruz das Almas promove curso de cultivo e processamento de banana




Técnicos e extensionistas de órgãos públicos, além de produtores e profissionais de empresas privadas ligadas à agroindústria têm encontro marcado a partir do dia 16 de agosto, em Cruz das Almas (BA). É o início do primeiro módulo do curso Cultivo e Processamento de Banana, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut).

Cerca de trinta pessoas foram aprovadas na etapa de seleção para participar do treinamento, que será dividido em quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, de 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. A segunda etapa vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. Em seguida, será a vez do tema “Fitossanidade”.

O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”. Todos os módulos serão ministrados na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

De acordo com Ingrid de Moraes, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, a representatividade das diferentes áreas produtoras de banana está bastante expressiva. “Teremos profissionais de estados como Amazonas, Rondônia, Pará, além de participantes de diversas regiões do Nordeste”. Para a pesquisadora, a diversidade regional dos alunos será muito positiva, inclusive para troca de experiências e futuras parcerias.

Cadeia produtiva

Segundo Marcelo Bezerra Lima, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, o curso está formatado para contemplar todas as fases da cadeia produtiva da banana, já que abrange desde melhoramento genético, passando por tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças até colheita e pós-colheita.

Um comentário:

  1. Fabão, veja se voce pode ajudar-me. estou precisando de mudas ou sementes de sapoti, gosto muito desta fruta e onde resido as pessoas não conhece, quero cultiva-la.Fico-lhe grata. MEL

    ResponderExcluir

Sintonize: