HORA CERTA:

domingo, 1 de agosto de 2010

O Céu e o Inferno lado a lado em Muritiba



O Céu e o Inferno lado a lado em Muritiba

Com essa comparação, inicio a matéria em relação ao caos em que vive o condomínio Buriti, antigo Padre Peazza, um bairro construído sem qualquer planejamento onde pessoas vivem de maneira subumana, porém ao lado, separado apenas por alguns metros estão às residências mais glamorosas da cidade a famosa Vila Residencial de Muritiba, conjunto construído nos mais ricos padrões da engenharia civil, arborizada, saneamento básico, guarita, calçamento exclusivo e mais umas dezenas de qualidades que não cabem aqui.

Podem até falar que foram casas construídas na época da construção da Barragem Pedra do cavalo no recôncavo baiano, e que servia de alojamento para os funcionários, entretanto logo após a edificação da importante obra, as casas foram “passadas” para famílias ligadas a algum setor profissional do estado, como membros da polícia militar que tiveram prioridades e hoje se tornou a área habitacional de Muritiba com maior número de profissionais da segurança pública do estado, atualmente o município enviou um projeto a câmara regularizando as famílias que residem no local, dando documentos como comprovantes as pessoas que ali residem de proprietário das moradias.

Hoje as casas da vila são as mais caras da cidade de acordo com a estrutura física do imóvel, mas isso pouco importa pra nós. Depois desse release sobre o glamour, quero mesmo expressar a minha revolta em torno da situação do condomínio ao lado, nosso querido bairro dos aguerridos, o Padre Peazza, que se encontra de maneira degradante nesse período chuvoso, onde a rua torna-se manguezais, o lixo invade as residências, o esgoto a céu aberto prejudicando a saúde desse tão sofrido povo, uma cratera de enorme profundidade causada por um desmoronamento de uma rede de esgoto mal feita desde a gestão passada, mesmo assim até o momento nada foi feito. O mato toma conta do bairro e localidades adjacentes como Bairro Pantanal, abaixo do Peazza ou Buriti como queiram, pois somente a nomenclatura foi trocada como forma de respeitar a localidade por tudo que já foi dito em outra matéria sobre o tal Padre.


Até o momento não sabemos o motivo da paralisação da construção de mais 150 casas no bairro, enquanto isso as mesmas estão sendo destruídas por vândalos, portas e telhados sendo levados. Essa incógnita só a prefeitura pra responder!

Às vezes choro por dentro quando vejo aquele povo chorando por fora, clamando por um bairro melhor, fico triste em olhar pra o lado direito e vê uma realidade diferente, vejo a Vila Residencial, bem iluminada à noite e limpa durante o dia.

Um morador do bairro chegou a explanar a nossa reportagem que sente vergonha em dizer que mora no condomínio citado “moro aqui porque não tem jeito meu filho, mas sinto uma grande vergonha em dizer que moro no Peazza, as pessoas nos vê com outros olhos” afirma.

Parece que não somente as pessoas comuns da sociedade, mas os nossos representantes fingem também não enxergar as deficiências existentes, aliás, enxergam e bem, em tempos como o presente, onde as eleições estão na porta, imagine vocês, deputados já iniciaram suas campanhas em Muritiba, e qual foi o bairro a visitar de imediato ? isso mesmo que você pensou , o Condômino Buriti, em meio à lama, fazendo promessas infundadas, levadas por pessoas sem compromisso com a comunidade local.

Enquanto isso, o céu e o inferno nunca ficaram tão próximos como em Muritiba, só fico a esperar que um dia esse povo possa olhar para o lado direito em que vive, e apenas admirar a bela paisagem do bairro vizinho, mas ser feliz em dizer que moram humildemente, porém dignamente. Pois até agora a única dignidade desse povo é a que Deus deu, a de si mesmo.


Reportagem e fotos : Fábio Santos ( Fabão) DRT 8769


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintonize: