HORA CERTA:

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O NOVO ELEITOR DE MURITIBA‏


 Por Edgar Abbehusen

1.725 votos para Marina Silva, que não teve um representante politico na cidade, e quase 12 mil anulações de votos para Deputados, define o perfil do novo eleitor de Muritiba.
E sabe o que isso significa?
Que não vai ser tão fácil conseguir votos em 2012!!!



Assistencialismo, promessas, pessoas engajadas em projetos politicos, reuniões, caminhadas e carreatas históricas seriam o bastante para definir um prefeito ou vereador em Muritiba. O resultado incerto das eleições para deputado, que costumava prever a possivel vitória de determinado candidato a prefeito deixou muitos politicos com medo das urnas em 2012.

Alguns, que já cantavam e anunciavam a vitória em 2012 cairam do cavalo, e outros, que esperavam uma definição das urnas, se surpreenderam com uma divisão histórica de votos entre os candidatos representados por lideres politicos.

O que mais chama a atenção, nesse novo eleitor muritibano, é que o fênomeno do assistencialismo está caindo por terra. Empregos e dentaduras não conquistam mais votos, o que torna a eleição mais dificil.

O que se viu, por exemplo, com o atual prefeito de Muritiba, Epifânio Marques Sampaio, foi uma divisão de grupo. Os vereadores de sua bancada apoiaram outros candidatos, assim como pessoas com cargo de confiança também. Pessoas que faziam parte do grupo do ex-prefeito Roque Isquem também se dividiram, apoiando outros nomes.

Festival de Deputados correu solto na cidade. Carros de sons, eventos, feiras, carreatas... E todo o esforço parece não ter tido o efeito desejado. Apesar dos carros de agradecimentos nas ruas e da sensação de vitória de alguns vereadores, o clima politico está tenso.

Em 2012 eles vão precisar muito mais de capacidade e estratégia, e uma poder de convencimento extraordinário para conseguir votos. Agora o jogo inverteu e o eleitor de Muritiba aprendeu a bater no ombro de seus candidatos e dizer "pode contar comigo". O eleitor de Muritiba descobriu a força do voto, que é secreto. E aquele "ar" de confiança, antes tido por muitos como vitória, se resumiu a uma dúvida cruel, pois até um dia após as eleições de 2012, tudo é incerto.

Foram quase 12 mil votos de abstinencia pra deputado. O maior da história de Muritiba. As pessoas preferiram anular os seus votos para a Câmara Federal e Assembleia, e só apostaram nos senadores, governadores e presidentes.

Mais que um grito de protesto, um alerta assombroso para os candidatos e pré-candidatos a prefeitura, e até mesmo possiveis candidatos a vereadores, que descobriram que não vai ser mais tão fácil. A campanha de 2012 começa a partir de agora, e muitos vão começar a rever seus conceitos, sua forma de ação, até por que precisam não correr os riscos do último dia 3 de outubro.

O discurso de um novo grupo, que propoe renovação politica na cidade, esbarra no verdadeiro desejo do povo: A renovação da consciência politica dos eleitores de Muritiba.

Daí sim, a cidade poderá começar a caminhar mais tranquila.
 
Edgar Abbehusen ( Primogênio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintonize: